10/02/2011

Os Livros da Minha Vida (parte 1)

Há livros que nos marcam e que, por isso, nos acompanham pela vida… O Pampilhendo foi perguntar a professores, alunos e auxiliares de acção educativa da nossa escola qual o livro que mais gostaram de ler, ou que mais os marcou, e porquê!

Assim, aqui ficam algumas sugestões de livros que, por uma razão ou por outra, cunharam a vida daqueles que convivem connosco…

sombraO livro que mais me marcou até agora foi A Sombra do Vento ,de Carlos Ruís Záfon, autor espanhol. Emprestaram-mo para eu ler. O livro retrata um romance, a paixão pelos livros e os segredos do coração, com enigmas e tramas policiais que se interlaçam mutuamente e onde o suspense permanece até a ultima pagina. Eu gostei de o ler porque gosto de livros com muitos enigmas e também com tramas policia. 

André Vicente – 10.º A

nomNão diria que foi o livro da minha vida, pois ainda não vivi o suficiente para o saber, mas foi um dos livros que mais me marcou até agora. Nómada narra uma história fictícia, mas uma vez enredada nela, pude descobrir que tem muito mais em comum comigo do que imaginara.

Este livro, escrito por Stefanie Meyer, é narrado na primeira pessoa, o que me fez viver o que ela viveu e quase sentir o que ela sentiu.

Cristiana Lopes – 10.º A

umaO meu livro favorito é Uma Aventura Na Terra e No Mar, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Gostei de ler este livro porque nele se narra uma aventura com muitos mistérios, que os cinco jovens vão tentar descobrir e, no final, acabam sempre a ganhar.

Diogo Martins – 10.º A

casaO livro que mais me marcou foi A Casa Dos Espíritos, de Isabel Allende. Quem me o aconselhou foi a minha professora de Português, num contrato de leitura estabelecido no início do ano. O que mais me cativou no livro, antes de o ler, foi o título e, claro, a autora, que é conhecida internacionalmente. Depois de o ler, pude comprovar que é muito bom, e marcou-me pelas reviravoltas que a história continha. O final foi imprevisível, o que me agradou. 

Eduardo Cortês – 10 º A

caoO livro que mais me marcou foi Cão Como Nós, de Manuel Alegre, um grande escritor. Quem me deu esta sugestão foi a professora de Português, num contrato de leitura estabelecido no início do primeiro período. O que me cativou no livro, antes de o ler, foi o seu título, que, à primeira vista, parecia muito interessante! É um livro muito bom. Não é muito grande e lê-se muito rápido. Eu gostei muito de ler este livro…

Filipe Mateus – 10.º A

cipriano

O livro que mais gostei foi O Livro de São Cipriano – O tesouro do Feiticeiro. Gosto dele, já que aborda um tema que me agrada. Conta a história de Cipriano, um homem que, aos 11 anos, vendeu a sua alma ao Diabo, mas depois descobre que há um outro Deus, mais poderoso que o seu, anterior, e decide mudar de lado. Cipriano foi também um grande feiticeiro e o livro apresenta muitos dos seus encantamentos.

João Fernandes – 10.º A

retratoO livro que mais me marcou foi Retrato a Sépia, da autora chilena Isabel Allende, pelo enredo da história e ligação entre as personagens e por existirem momentos no livro semelhantes a outros da minha vida.

Ana Gonçalves – 10.º A

 

livro

Comprei O Livro, de José Luís Peixoto, no início do mês de Novembro, não só devido à leitura de uma crítica no Jornal de Letras, mas também porque o livro fala da emigração para França, tema que me diz respeito particularmente.

Maria da Conceição Grancho – Professora de Português/Francês

 

Este livro, “O Principezinho” de Saint-Éxupery foi-me oferecido aos doze anos e, apesar de parecer um livro infantil, a verdade é que me tem acompanhado ao longo da minha vida.

Bruno Valente - Professor de Educação Física

 

 

Gostaram das sugestões? Brevemente teremos mais algumas, aqui n’ Os Livros da Minha Vida. Não percam!

Sem comentários:

Enviar um comentário