08/10/2011

Steve Jobs: 1055-2011

05 de outubro de 2011: morreu Steve Jobs. Mas afinal, quem foi este Homem?


Steven Paul Jobs foi um inventor e empresário americano ligado à informática. Foi o fundador e diretor executivo de duas grandes empresas: a Apple Inc e a  Pixar.
No final da década de 1970, Jobs desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, criou os computadores Macintosh, e em 1986 criou a Pixar, a empresa que produziu Toy Story, a primeira longa metragem de animação totalmente feita em computador. A Pixar é conhecida pelos seus grandes êxitos como À procura de Nemo, Wall-E, Carros, Ratatui, ou Up-Altamente!

images (8)Para além disso, foi ele o inventor do iMac, do iPod, do iPhone e do iPad, para além dos famosos computadores Macbook. Morreu a 5 de outubro, com um cancro muito raro no pâncreas.
Na verdade, sem Steve Jobs o mundo não seria o mesmo. Ele marcou a evolução da humanidade com o seu génio visionário. É, sem dúvida, uma fonte de inspiração, um modelo a seguir!

Gostaria de recordar um discurso de Steve Jobs,  conhecido pelo título "Como viver antes de morrer", que foi proferido na Universidade de Stanford, em 2005. Nele, Jobs conta três histórias que definem o que qualquer jovem deve saber e fazer na sua vida. Fica aqui um resumo. No final, tens o vídeo completo desse discurso, que te aconselho vivamente:

1- Ligar os pontos
No caminho da vida os vários momentos só fazem sentido quando se olha para trás. Quando se olha para a frente não se consegue ligar os pontos do caminho, mas temos de acreditar que os pontos se vão ligar de alguma forma no futuro.
É preciso acreditar em algo - no instinto, no destino, na vida, no carma - o que quiserem! Temos é sempre que acreditar em algo!

2- Sobre o amor e a perda
Por vezes a vida atinge-vos com toda a força. Não percam a fé, continuem a fazer aquilo de que gostam. É preciso descobrir o que gostamos de fazer, quer no trabalho quer na vida. O trabalho vai ocupar grande parte da vossa vida e a única forma de ele ser realmente satisfatório é fazer o que considerem um grande trabalho. E a única maneira de fazer algo grande é amar o que se faz. Se ainda não o encontraram, continuem à procura, não se satisfaçam com pouco! E como em todos os assuntos do coração, terão a certeza quando o encontrarem.

3- Sobre a morte
Ninguém quer morrer mas a morte é o destino que todos partilhamos, ninguém lhe escapou. E é assim que deve ser. A morte é a maior invenção da vida, é o motor da mudança na vida: remove o velho para dar lugar ao novo. O tempo é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida como alguém acha que deve ser vivida. Não deixem as ideias e opiniões dos outros abafar a vossa voz interior. Sigam o vosso coração e intuição, pois eles já sabem o que vocês realmente querem vir a ser. Conselho final:
Stay Hungry. Stay Foolish.
(texto adaptado do discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005)
Vídeo do discurso:



texto: António Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário