07/02/2012

Alunos do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere foram cantar As Janeiras

images Segundo a tradição, no início de cada ano novo os alunos do Centro Educativo de Dornelas do Zêzere vão cantar as Janeiras. Foi o que fizeram quando regressaram das Férias do Natal, para iniciar o 2ª Período. No final, os alunos do 4º Ano registaram a sua experiência nos textos e desenhos que o Pampilhendo Online aqui divulga:
 

texto do David – 4º Ano

As Janeiras
No dia 6 de janeiro saímos da escola de Dornelas do Zêzere às 11 horas da manhã e fomos cantar as Janeiras.
Dirigimo-nos aos Cafés da Dona Maria Aldina e da Dona Virgínia. Depois fomos ao Bar das Piscinas e a mãe da Adriana deu-nos bombons.
Fomos ao lar cantar e depois fomos ao Clube e ao Centro Médico. Passámos pela Farmácia e encontrámos uma pessoa que nos deu laranjas.
Ao irmos para a escola, encontrámos um senhor e cantámos-lhe a nossa canção e ele deu-nos cinco euros. Prosseguimos e quando chegámos à escola almoçámos e a senhora professora Susana deu-nos gomas e pastilhas.
A canção chamava-se “Boas Festas, Boas Festas”.

clip_image002

texto da Ariana Almeida – 4º Ano
As Janeiras
No dia 6 de janeiro às 11 horas, saímos da escola e fomos para o Café da Dona Maria Aldina. A senhora deu-nos bolachas e sumos.
Dirigimo-nos ao Posto Médico e o Dr. Rui tirou-nos uma fotografia e deu-nos dinheiro. Prosseguimos e fomos ao Clube e a senhora deu-nos pastilhas. Continuámos o nosso percurso e no Lar, cantámos a nossa canção:
“Boas Festas, Boas Festas
Cantemos com alegria
Um Bom Ano
Para todos
Cheio de Paz e de Alegria”.

Aí, o senhor Alfredo cantou-nos também uma canção. Prosseguimos e fomos ao Bar das piscinas.Regressámos à escola e quando lá chegámos, estávamos cheios de fome, pois já eram 13 horas.
No fim do almoço, a senhora professora Susana deu-nos gomas e pastilhas.

Texto da Filipa Santos – 4º Ano
As Janeiras
No dia 6 de janeiro às 11 horas saímos da escola para cantar as janeiras. Fomos ao Café da tia Maria Aldina, que nos deu bolachas, sumos e gomas. Depois dirigimo-nos a um Café, que se chamava “Virgínia” e a senhora deu-nos gomas.
Fomos ao Centro de Saúde e a senhora deu-nos um saco com prendas embrulhadas, mas só que eu não sabia o que era. Depois fomos cantar a canção ao Lar dos Idosos:
“Boas Festas, Boas Festas,
Cantamos com alegria,
Um Bom Ano para todos,
Cheio de Paz e Alegria”.
Prosseguimos e no nosso percurso encontrámos uma senhora, para quem cantámos. No final esta senhora deu-nos 5 euros e um saco de laranjas.
Por fim, fomos diretamente para a escola onde almoçámos. Depois do almoço, a senhora professora Susana deu-nos gomas.

clip_image004

Texto da Ariana Pereira – 4º Ano
As Janeiras
No dia 6 de janeiro saímos da escola às 11 horas para cantarmos as janeiras.
Primeiro fomos cantar ao Café da Dona Maria Aldina, que nos deu sumos. Depois seguimos para o Café da tia Virgínia, que nos deu gomas com açúcar bem branquinhas.
A seguir dirigimo-nos ao Posto Médico e lá, cantámos a canção e deram-nos rebuçados de todos os sabores. Prosseguimos e no Bar das Piscinas cantámos novamente. A senhora deu-nos dinheiro, bolachas e chocolates.Fomos ao Lar dos Idosos e os senhores cantaram-nos a sua canção, assim como nós, depois, cantámos a nossa para eles.
A canção era:
“Boas Festas, Boas Festas,
cantemos com alegria,
um Bom Ano para todos,
Cheio de paz e alegria.”
No final regressámos à nossa escola.


Sem comentários:

Enviar um comentário