Era uma vez, na Pampilhosa da Serra, uma turma do 1º ano
que estava a desenvolver, em Área de Projeto, o tema do ambiente e da
reciclagem.
Eles estavam muito tristes, porque na sua escola os alunos não
estavam a fazer a reciclagem e estavam a poluir o ambiente. “Parece que os
meninos não sabem fazer a reciclagem” – disse a Daniela.
Todos disseram que isto não podia continuar e que se tinha de fazer qualquer coisa.
Todos disseram que isto não podia continuar e que se tinha de fazer qualquer coisa.
Resolveram então ir a todas as turmas da escola, para
sensibilizar os alunos a fazerem a reciclagem do papel, do plástico, do vidro,
das pilhas e dos eletrodomésticos.
Para começar esta aventura, resolveram ver uma banda desenhada
muito gira, do Capitão Fluxo, acerca da reciclagem dos eletrodomésticos, onde
aprenderam muitas coisas novas e interessantes.
– Que espetáculo! O Capitão Fluxo é mesmo um super-herói! – afirmou a Luísa.
– Que espetáculo! O Capitão Fluxo é mesmo um super-herói! – afirmou a Luísa.
De seguida, construíram um papelão, um plásticão, um vidrão e
um pilhão, nos quais pintaram o desenho de cada personagem da banda desenhada.
Estavam todos muito entusiasmados. O Tomás até disse: “Isto é
melhor que brincar às apanhadas!”
Quando este material ficou pronto, estiveram a decorar o que
iam dizer aos outros alunos. Ficaram muito nervosos, pois não estavam habituados
a falar para o público.
- Até parecemos atores a ensaiar! – disse a Ana.
Então, no dia combinado, lá foram falar às outras turmas, e
embora estivessem muito envergonhados ao princípio, depois até gostaram de falar
e conhecer outros alunos. “Houve turmas que gostaram muito e até aplaudiram”-
afirmou a Bruna Seco muito feliz.
Neste momento, o final desta história depende de todos os
alunos desta escola, pois, apesar de existirem alguns que se portam de uma forma
exemplar, praticando a reciclagem, há outros que deitam tudo para o chão e
parece que não se importam com o ambiente.
E tu? Em qual grupo estás?
texto e desenhos: alunos do 1º ano da escola sede
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